sexta-feira, 19 de junho de 2015

Morro dos Conventos - Araranguá - SC - Brasil

Dessa vez nosso objetivo era realizar uma caminhada relativamente curta, pois tínhamos apenas um dia para a prática do esporte. Optamos por fazer uma trilha pelo tradicional Morro dos Conventos, localizado na cidade de Araranguá - SC. Um lugar com paisagens encantadoras e que pode ser apreciado por qualquer pessoa, já que a trilha é fácil e curta, tendo ao final, 4,4 km.
Logo no início do caminho, é possível ver a grandiosidade das dunas, logo abaixo do paredão do morro. Ótimo lugar para prática de sandboard. Do alto das dunas, uma linda visão do mar.
Entre os morros de areia e o paredão de pedra, uma descida brusca que nos leva a uma caverna, porém, para ter acesso a este lugar, é preciso passar por um pequeno lago pantanoso, nada que trago transtornos, até mesmo porque a água chega apenas até os joelhos, pelo menos quando as chuvas não são muitas.
Voltamos pelo mesmo caminho até as dunas e continuamos o percurso até contornar o paredão a esquerda. Quase no fim da parede rochosa e início da subida, visualizamos algumas cordas e logo comentamos que alguém estaria praticando rapel.
Antes de iniciar a subida,uma mudança de terreno, a areia das dunas fica para trás e inicia a mata fechada, apenas com o caminho da trilha. Hora de colocar as botinhas.
A subida é fácil e rápida e logo na chegada, no alto, uma visão panorâmica do Rio Araranguá, que encontra o mar, formando uma barra de areia. No local onde chegamos o acesso é fácil e o fluxo de pessoas aumenta, já que é possível chegar por outro caminho de carro.
Vimos um grupo de aventureiros praticando rapel e como bons mochileiros, fomos conversar. O diretor de expedição Clayton Maciel era conhecido de um dos praticantes e então, para nossa felicidade, fomos convidados a descer. A resposta não poderia ser outra.
A descida é adorável, com uma vista linda. O paredão tem alguns negativos, mas nada que ofereça grande risco. Ao total, a descida tem cerca de 40 metros. Lá embaixo, quando alcançamos o solo, caímos na mesma trilha que havíamos passado há pouco. Subimos novamente.
Chegamos lá em cima e continuamos o trajeto, logo encontramos o farol, mais um ponto turístico do morro. Passamos por mais uma área com ótima visão panorâmica, um mirante que muitos usam como rampa para prática de parapente.
Passamos pelo famoso Hotel Morro dos Conventos, onde antigamente, como o próprio nome já diz, funcionava um Convento. Logo após, uma pequena trilha que nos leva bem no meio do paredão, em uma fenda escavada na rocha, negativando a descida. Apreciamos o crepúsculo.
Voltamos para trilha e descemos novamente rumo as dunas. Já escuro, com auxílio de lanternas, terminamos a caminhada.
Um roteiro interessante para se fazer em poucas horas e que pode ser praticado em família, trilha certa para aventureiros que passarem pela região.

Com amor,
Felipe Ferreira

"É vedado a reprodução de qualquer conteúdo deste blog, tanto textos quanto fotografias, sem a autorização expressa de seus autores, conforme artigo 29 da Lei 9.610/98. A simples menção da autoria não permite sua publicação. Informações, entre em contato pelo email contato@ferreiraemaciel.com.br"

Início do trekking pelas dunas. É possível observar o paredão rochoso chamado de Morro dos Conventos.

Do caminho pelas dunas há uma visão panorâmica do mar.

No interior da caverna. Lugar para observar e viajar no tempo.

 A entrada grande da caverna ilumina toda ela, não há necessidade de lanternas para adentrar no recinto.

Saímos da caverna para retornar as dunas.

Pequena parte do trajeto que o terreno é pedregoso.

  O paredão rochoso e sua vegetação.

 Único caminho de acesso mais difícil, porém, nada que atrapalhe o percurso. Em épocas de verão e pouca chuva não é problema nenhum atravessar o pequeno lago.

 É preciso, após a travessia da lagoinha, subir novamente a duna para continuar o trajeto.
 Do alto da duna, uma linda vista panorâmica do morro.

Os altos paredões rochosos esculpidos em milhares de anos.

Entre essas pequenas elevações, uma linda visão do mar.

Estamos mais próximos do paredão e do início da subida. É nesses paredões que descemos de rapel.

A típica vegetação litorânea nos acompanha durante todo o caminho.

O crepúsculo que presenciaríamos logo mais começa a dar os primeiros passos.

Mais uma linda visão panorâmica das dunas com o mar ao fundo.

Após essas elevações, o início da jornada.

Apesar de parecer íngreme, a subida não apresenta dificuldades, a trilha esta bem marcada e logo já é a chegada.
 
Durante a subida, a vegetação nos acompanha.
 
A vista de cima do morro compensa a subida.

O Rio Araranguá desagua no mar e forma um braço de areia, chamado de barra.

No sentido oeste, o sol continua a descer e é possível ao fundo observar a serra, pela qual subimos em outra vez o Canyon Realengo.

Um registro após a descida de rapel.
 
Continuando o percurso, no mirante, é possível observar a esquerda o farol um pouco mais a direita o paredão de pedras que descemos de rapel.

Uma breve pausa para um lanche e para observar o crepúsculo.

4 comentários:

  1. Boa tarde, a trilha para a fenda na rocha vocês foram pelas dunas ou há outro caminho?!?!

    ResponderExcluir
  2. Titanium Hair Clipper [Aristocrat-Made] - Home
    Designed by titanium mokume gane the titanium flash mica author: titanium grades Steve Porcaro. This product is now in stock in our "Titanium-arts" and in your titanium headers "Plant Shaving Kit" section of the $16.99 · ford edge titanium 2021 ‎Out of stock

    ResponderExcluir